05/05/2014

Espanha

Preparem-se que eu vou dizer mal dos portugueses, portanto malta que defende a causa portuguesa pode desligar. É que eu fui a Espanha e vi coisas que não vejo cá. Para começar, se calhar ajudou ter ido a uma cidade pequena, Badajoz, mas penso que é um bom exemplo. Lá, maluqueira das maluqueiras, os condutores do carros andam devagar e deixam passar os peões nas passadeiras, nas calmas, sem caras feias nem manguitos. Os peões são muitttoooooo mais cívicos, esperam pelo sinal verde e certificam-se realmente que podem passar em segurança, não se jogam praticamente para debaixo dos carros, só porque estão na passadeira, como aqui onde moro. As pessoas andam nas passadeiras, não vão ali a pisar ovos, como cá, em que é tudo uma lentidão incrível. Os espanhóis são mais arranjadinhos, mais desempoeirados, as senhoras maquilham-se, os senhores arranjam-se, enquanto cá, se viveram na província, é tudo malta que parece que acabou de se levantar, com tão mau aspecto. Depois, loucura das loucuras, achei os espanhóis simpáticos. Sorriem sempre, são prestáveis, dizem sempre "gracias, hasta luego". que é uma frase que dispõe bem a pessoa, cheiram bem. E para cúmulo, achei Badajoz um cidade encantadora, com espaço verdes, cafés, restaurantes. Verdade seja dita, praticamente não saímos do El Corte, mas a cidade é encantadora. Eu era menina para ser feliz, ali.

3 comentários:

  1. Parou tudo! Andaste a cheirar espanhóis??? Ai mau Maria!

    ResponderEliminar
  2. Já há muitos anos (mais de 20) que vou a Espanha com regularidade (ainda ha 2 dias regressei de cadiz, palma de mallorca e barcelona) e identifico-me muito com o seu modo de ser e estar, sempre festivo, não se enfiam em casa depois do trabalho, não querem saber o que os outros pensam, as espanholas arranjam-se muito bem, dá gosto...gosto bastante de passar por lá. Badajoz nem é dos locais mais emblemáticos nesse ambito porque está pejada de portugueses, como qualquer local perto da fronteira (em Ayamonte passa-se o mesmo) mas de vez em quando passamos la uma noite, fazemos compras, tapeamos, vamos a alguma fiesta.Já disse que gostava muito de Espanha e dos nuestros hermanos? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então é como eu, adoro Espanha, embora não conheça bem, conheço mais Ayamonte a Badajoz e terras onde vamos comprar caramelos! Mas gosto das pessoas, gosto de espanhóis, gosto daquela maneira meio cigana de ser! :))

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!