09/05/2013

Lentes de Contacto

Hoje venho dizer-vos que afinal, loucura das loucuras, adoro usar óculos. Na revisão anual, pedi ao médico se me deixava experimentar lentes de contactos, se não iria ficar cega nem coisa parecida, e eles disse-me que sim. Experimente lá à vontadinha. Fui à óptica, trataram de tudo e ligaram-me, para passar por lá. Saí de lá a ver tudo, mas absolutamente TUDO! Acho que não via assim desde os 5 ou 6 anos de idade. Sem pendurezas no nariz, sem o campo de visão reduzido pelas lentes, fiquei a ver muito e tudo. Nem sei explicar a sensação de liberdade que senti, juro que foi coisa para chorar, chorei que nem uma parva, verdade seja dita. Vim para casa feliz, histérica por um lado, mas assustada por outro, porque na minha cabeça assomava a pergunta "e agora, como é que isto se tira?"
Estive umas horas com as lentes, e achei que estava na hora de tirar. Aí é que a porca torceu o rabo. Confesso que mexer nos olhos é algo que me desagrada muito, que evito, mas quando as pus, ou melhor, quando mas puseram tinha parecido tão fácil, que nunca esperei que tirar, fosse tão complicado. As lentes são finíssimas, foi super dificil tirar. Eu bem que mexia nos olhos, eu bem que punha o dedo e tentava tirar e estive 20 minutos naquilo. A minha mãe, em pânico, gritava por um lado, eu pedia para ela segurar o espelho e tentava tirar, e gritava por outro, foi um parto difícil, a sério. Lá saíram, nem sei como e estão guardadas nas respectivas caixinhas, desde a semana passada. Como tenho síndroma vertiginoso, e no fim de semana tive tonturas, o que não acontecia há anos, achei por bem não repetir a brincadeira. Não sei portanto, se vou realmente usar as lentes, mas acho que há situações em que o pôr-e-tirar são mais agradáveis...
Estamos num impasse, mas olhei de novo para os óculos como os meus salvadores, aquela coisinha querida, que só pesa um bocadinho no nariz e no bolso, abençoados!
E o meu homem, que é a coisa mais ternurenta do mundo, ao ouvir as minhas queixas, de quem se vê ao espelho pela primeira vez - " ai, tenho tantas rugas nos olhos, ai estou velha, ai que vejo televisão sem óculos, ai ai ", foi a uma Sephora e comprou-me um creme para o contorno dos olhos, igual ao que eu já usava, mas isso agora não interessa nada...!
Quem daí usa lentes? Podem dar-me conselhos? Tiveram tonturas, ao principio como foi, contem-me tudo :)

11 comentários:

  1. Bem, eu já uso lentes há dois anos e digo-te que foi a melhor coisa que fiz! É certo que não cheguei a usar óculos durante muito tempo, aliás, o meu primeiro par foi comprado quando tinha 17 anos (as lentes coloquei-as aos 20), mas o conforto não tem nada a ver! Podes comer sopa à vontade, não tens que proteger sempre da chuva, etc, etc. Se custa a habituar? Custa, um bocadão! Os primeiros dois meses perdes imenso tempo a por e a tirar as lentes. Então, quando elas são novas, pior ainda! Mas depois vais ver que não queres outra coisa. Tens é que ter em atenção se o teu olho tem lágrima suficiente ou não, não podes dormir com as lentes (sestas, depende) e, claro, não convém usar as lentes um dia inteiro.

    Normalmente, quando chego a casa e já não vou sair, tiro-as e meto os óculos. Em relação às tonturas, nunca tive problemas. Outra coisa, não sei se vais sentir o mesmo que eu ou não, mas, desde que tenho as lentes, o sol faz alguma impressão (eu não usava os óculos na rua porque não precisava), por isso, aconselho-te a ter um par de óculos de sol sempre contigo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Margarida!

    Eu já uso lentes de contacto desde o ano passado e adoro! Também sinto aquela sensação de liberdade que a Margarida referiu.
    Nos primeiros dias de utilização, a minha oftalmologista aconselhou-me a usar as lentes apenas uma hora ou duas, para não ficar com a vista cansada. E ao longo do tempo fui aumentando o número de horas com as lentes. Felizmente, nunca tive dores de cabeça. Na óptica ensinaram-me a tirar as lentes, mas isso continuava a ser o meu grande problema, mas depois habituei-me.
    Espero ter ajudado.
    Beijinhos, Rita

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que contas essa experiência porque eu também uso óculos - já à muito tempo - e gostava MUITO de usar lentes.. ver o mundo sem uma coisa à frente!

    Mas sei que vai ser um desafio. Poderei sentir-me muito confiante em relação a colocar as lentes - qnd a altura chegar - e aposto que aí, vou ser uma medricas lol...


    Beijinhos :)

    Mariana

    www.mywebshot.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Ah! E esqueci-me de referir que também nunca tive tonturas.
    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  5. Querida Margarida,
    eu uso óculos desde os 9 meses de idade (sim, antes de fazer o primeiro aninho de vida!). Tinha eu praí 20 - 21 aninhos, quis experimentar lentes de contacto. E experimentei. Mas como tenho astigmatismo, a coisa pode ser muito complicada (torna os olhos mais intolerantes a lentes de contacto, pode ser preciso maior tempo de adaptação, testar varias marcas diferentes, etc). Acho que tive sorte, foi à primeira! No primeiro mês o por-e-tirar foi martírio... faz-me uma confusão danada mexer em olhos!! E então se os olhos ficassem muito secos ou já estivesse há muitas horas de lentes, agarravam-se aos olhos de uma maneira que nem te digo! Que desespero! Descobri que quando é assim mais vale desistir e voltar a tentar, com mais calma, daí a um bocado. É que ao fim de um bocado de tentativas, já os olhos estão vermelhissimos e juro que paresse que as lentes ganham ventosas e não desgrudam! lol. Usei 2 anos e depois voltei aos óculos. Mas (as nossas coincidências!) no mês passado fui ao oftalmologista e já ali tenho um parzinho de teste para voltar a usar.
    Boa sorte! ;)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Olá Margarida,
    Eu já uso lentes de contacto há, pelo menos, 10 anos. Foi a melhor coisa que podia ter feito. É verdade que adoro os meus óculos e também não passo sem eles, mas não há nada como ter o rosto livre.
    No dia que levei as lentes para casa, no oculista ensinaram-me a colocá-las e a tirá-las. Não me exemplificaram nada, quiseram que fosse eu própria a executar a tarefa.
    É estranho, é certo, o colocar e tirar as lentes, mas com a prática torna-se simples como respirar.
    Talvez a melhor solução seja regressar à loja onde adquiriu as lentes e pedir uma explicação mais detalhada que a possa ajudar a aproveitar os benefícios das lentes de contacto.
    Tudo de bom :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Andy, agora fiquei entusiasmada, pensava que era só eu que tinha dificuldades com aquilo. E sente-se realmente uma liberdade enorme, vou ver se me adapto :) Obrigada, beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Flor de Algodão, realmente é uma sensação libertadora, o pior é habituar-me, mas vou tentar :) beijinho

    ResponderEliminar
  9. Mariana, acho que devemos tentar, antes de desistir, vamos torcer para que te habitues :) beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ana, eu só prometo aquilo que prometi ao médico, tentar! Vamos ver se me consigo habituar, mas colam-se de tal forma aos olhos, que me vi azulinha para conseguir tirar! Vamos lá ver o que dá! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  11. Fabíola, a mim também ensinaram a colocar, mas na teoria, na prática é diferente...mas vou tentar para a próxima :) beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!