13/03/2013

Dieta Alcalina




Se há pessoa que dá importância ao que come, sou eu. Gosto de comer tudo, carne, peixe, legumes, frutas, tudo em doses certas, sem exageros. Adoraria que todos esses alimentos não tivessem químicos, pesticidas e essas coisas, mas vivendo num prédio, não sou dada à semeadela, portanto, como o que há.
Soube da dieta alcalina, porque vi uma figura pública a dizer que seguia esta dieta e decidi investigar mais um pouco. Fiquei a saber que esta dieta é seguida também pela Gywneth Paltrow, Kirsten Dunst e Jennifer Aniston e consiste em comer alimentos que produzam efeitos alcalinos no corpo.
Alguns alimentos produzem uma cinza ácida e outros cinzas alcalinas. A maioria dos alimentos que deixam uma cinza ácida são à base de carne, laticínios, doces e gordura. Os alimentos que deixam cinzas alcalinas são mais benéficos para o corpo e saúde em geral.
Por tudo isto, nesta dieta as frutas permitidas são limão, abacate, tomate, toranja, melância, ruibarbo, maçãs, pêras, kiwi, bagas e figos secos e passas. A dieta permite uma quantidade abundante de produtos hortícolas e recomenda fazer uma salada grande o suficiente para três dias. Alguns dos produtos incluídos são repolho, alcachofras, alface, cebola, ervilhas, espinafres, feijão verde, couve, pepino e couve de Bruxelas. Bebidas saudáveis não têm cafeína ou açúcar. Elas são sumo de vegetais frescos, água destilada, água de limão, chá de ervas, caldo de legumes e leite de soja ou de amêndoa.
 Comer com abundância alimentos crus saudáveis e beber muita água destilada. A escala de Ph mede a acidez ou a alcalinidade de certos fluidos no corpo. Quanto maior a medida de Ph, mais alcalina é a solução. A alcalina é considerada mais saudável porque contém mais oxigénio.
Não parece muito mau, nem muito restrictiva, embora eu continue a preferir a minha dieta. 

4 comentários:

  1. A única coisa que me faz confusão é a água destilada , mas isso é para os ferros de engomar não ganharem calcário...beber essa água ? Para nós não ganharmos calcário ? Será? A água normal tem mais ou menos PH 6, ou seja é neutra,... xii, há com cada uma!
    Mas a pior que já vi foi beber a própria urina.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia essa dieta, mas vou comentá-la segundo o que sei de química. Os alimentos que dizes que fazem bem são alimentos maioritariamente ácidos! :s Não sei se realmente produzem cinzas (nem sei bem o que isso é) básicas ou não, mas para isso acontecer os alimentos teriam que ser neutralizados, o que faria sentido se os alimentos fossem básicos uma vez que o pH do estômago é +- 3 (ácido). No geral, todos os alimentos são ácidos, daí que a pasta de dentes tem um pH>7 que serve para neutralizar os ácidos da comida.
    Tenho que investigar essa dieta no ponto de vista químico porque, de facto, fiquei muito curiosa! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Carla Isabel, essa parte da água destilada também não percebi lá muito bem...Mas vou tentar saber mais coisas sobre esta dieta. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Andy, juro que não percebi algumas coisas desta dieta, mas também não aprofundei o assunto. Quando souberes algo, "apita" :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!