31/01/2013

E tu?




Hoje, no facebook, vi uma pergunta engraçada e que dá pano para mangas. O que não toleravas numa relação a dois? Havia montes de respostas, montes de opiniões. Eu dei a minha, numa relação, o que eu mais prezo, é o respeito que tenho por mim própria, pelas minhas decisões. Mas, à primeira vista, o que é que isto tem a ver com o outro, o que pode o outro fazer para influenciar as minhas decisões, o facto de gostar ou não de mim? E, respondo eu, tem tudo a ver.
É muito importante que gostemos de nós, que o outro respeite o nosso espaço, os nossos gostos, os nossos afectos, as nossas manias, os nosso defeitos e qualidades, tal como é essencial que façamos o mesmo em relação a ele. E é isso o principio, o meio e o fim duma boa relação. Temos que nos sentir confortáveis, tanto de pijama, sem os dentes lavados e desgrenhadas, como com o nosso melhor vestido, cheirosas e penteadas  de salto alto. Porque a vida tem os dois lados, quer queiramos, quer não. E não há volta a dar, ou confiamos na pessoa com quem estamos e ela nos respeita, ou mais vale estarmos sozinhas.
É claro que eu, quando tinha 20 anos, não sabia isto. Nem aos 30, quando sonhava ainda com o príncipe encantado, numa vida perfeita, mas sei-o agora e isso é que importa.
Claro que a violência física ou psicológica, os ciúmes, o antagonismo de valores, o controlo, todas essas coisas são negativas, (sei do que falo, pois já as vivi) são más, mas elas só acontecem a quem não tem respeito por si mesma, e se deixa ir, numa onda de paixão avassaladora e, tantas vezes, doentia. O amor a sério, é saudável, tolerante, bondoso, apesar de crítico, não perdoa grandes falhas, mas é generoso e vai aumentando, embora nunca seja igual. Ora é mais apaixonado, ora mais cerebral, ora mais espiritual, ora mais carnal, ou todas as coisas juntas, ora nenhuma delas. Mas é amor e nunca deixa de o ser. E não faz mal que andemos pela casa de rolos na cabeça, não será por isso que o amor acaba. Acaba é se não gostarmos de nós próprias. E já agora, de quem está connosco.

3 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo ;)
    Mas às vezes penso, sinceramente, que devo estar errada... ou então não tenho mesmo sorte nenhuma no amor...

    ResponderEliminar
  2. Ana, não digas que não tens sorte ao amor, que eu não sossego enquanto não te vir de véu e grinalda! Sou a pessoa mais casamenteira que existe!
    :)*

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!